INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Arquivo Público do Estado do Piauí
Histórico
O acervo do Arquivo Público do Estado do Piauí, foi constituído no momento da sua criação, pela documentação da Secretaria de Governo, abrangendo, naquela data, documentos dos séculos XVIII e XIX. Essa documentação que de fato criou o Arquivo Público, foi oficializada pela Lei nº 533 de 1909, no governo do Senhor Anísio Auto de Abreu. Em meados do século XX, os arquivos permanentes dos Poderes Judiciário e Legislativo passam também o compor o seu acervo, além de periódicos, fotografias, e livros.

 Portanto, dentre as obrigações do Arquivo Público, a sua legislação ressalta que uma das mais significativas é: “receber e conservar debaixo de classificação sistemática todos os documentos concernentes ao Direito Público, à Legislação, à Administração, à História e Geografia, às Manifestações de movimentos científicos, literário e artístico do Estado do Piauí.”

Durante muito tempo, o Arquivo, a Biblioteca e o Museu dividiram, sob a mesma administração, o belo prédio de estilo arquitetônico eclético, localizado no centro histórico da capital Teresina, passando a funcionar com exclusividade neste mesmo endereço somente a partir de 1980.

O Arquivo Público do Piauí conquistou, através de mudanças estruturais e humanas, principalmente durante o processo de modernização iniciado na década de 80, uma melhor organização do seu acervo, como também adequações nas suas instalações físicas. Dessa forma, o Arquivo Público transformou-se numa Instituição com grande prestígio local e nacional, especialmente pelo reconhecido papel na luta pela preservação e divulgação do patrimônio documental do Estado.

Hoje, o Arquivo Público é guardião do maior acervo documental do Estado do Piauí, consultado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, constituí, sem de dúvida um espaço de memória privilegiado para a construção da História Nacional.



Arquivo Público do Estado do Piauí
Rua Coelho Rodrigues, 1016 - Centro - Teresina-PI - CEP 64.000-080
© 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE