INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Arquivo Público do Estado do Piauí
Arquivo Público do Piauí participou da 7ª Semana Nacional de Arquivos.
09/06/2023 - 20:27

Participação do APPI na 7ª Semana Nacional de Arquivos
Arquivo Público do Piauí na 7ª Semana Nacional de Arquivos

O Arquivo Público do Estado do Piauí - APPI é uma instituição centenária, que possui 113 anos de criação, detentor de um acervo muito rico e histórico sobre a sociedade piauiense desde o período imperial, colonial e republicano.  Considerado o maior guardião documental e histórico do Estado e está ligado administrativamente à Secretaria de Governo - SEGOV.
                      Neste ano de 2023 se inseriu na programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional e teve como Tema: “ARQUIVOS TERRITÓRIOS DE VIDAS”. Objetivo principal é aproximar a sociedade do acervo, aumentar a visibilidade e divulgar o trabalho e ações desenvolvidas nos arquivos, tanto públicos, como de natureza privada. Ela aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de junho na Rua Coelho Rodrigues, 1016, centro de Teresina.
                 A escolha do tema teve relação com as demandas e perspectivas do fazer arquivístico com foco na preservação documental, divulgação e difusão do conhecimento produzido por gerações de vidas. A 7ª edição da Semana Nacional de Arquivos teve um caráter mais especial por que o Conselho Internacional de Arquivos completará 75 anos de existência. Isso representou um marco histórico para o fazer arquivístico.
                A programação do APPI do dia 05/06 teve a abertura do evento com a presença do superintendente executivo da SEGOV, Giovanni Almeida. Um ponto forte foi a Exposição: “Registros documentais da História do Piauí”, organizada por Iolete Benvindo, Tatiana Rodrigues e equipe, apresentando documentos importantes e curiosidades sobre a personalidades piauienses. Em seguida aconteceu a realização de uma histórica Mesa Redonda: “Documento Histórico: percepções.” O convidado para ação foi Antônio Fonseca do Santos Neto – Prof. Dr. da UFPI e Reginaldo Miranda - Advogado e Historiador, ambos acadêmicos da APL, com a coordenação de Flávio Martins.
               No dia 06/06, conforme o planejado, foi a vez da literatura ficar em foco com a   palestra “Literatura Piauiense - a que será que se destina?” de Zózimo Tavares, Jornalista e Presidente da Academia Piauiense de Letras - APL. Neste dia a visita guiada foi para 30 alunos da escola da rede estadual de ensino médio, Sigefredo Pacheco da 19ª GRE com a presença da Gerente Regional professora Marlene Lima. Casa cheia e de muita alegria.
               Para o encerramento no dia 07/06 foi proferida a palestra: “Relato de experiência da Gestão do Arquivo do IFPI” pela Márcia de Macêdo Brito, Bibliotecária, graduanda em Arquivologia e técnica em Arquivo do IFPI. Este momento foi apresentado a experiência arquivística de organização e preservação no IFPI. Ocorreram duas visitas guiadas neste dia:  com os alunos de um Centro de Tempo Integral da rede estadual, CETI Professor José Amável, sob a supervisão do professor Ary e com estudantes do SENAC sob a coordenação da professora Adriana.
               A avaliação muito positiva por ter tido um público considerável, participativo e alegre, muito debate e reflexões. Marcou significativamente a presença de alunos, universitários, professores, coordenadores, gerente regional, superintendente, pesquisadores, bibliotecários, além dos funcionários e convidados. Foi uma excelente Semana! Que venha a próxima!
Arquivo Público do Estado do Piauí
Rua Coelho Rodrigues, 1016 - Centro - Teresina-PI - CEP 64.000-080
© 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE