INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Arquivo Público do Estado do Piauí
Participação do Arquivo Público do Piauí na II Semana Nacional de Arquivos
15/06/2018 - 12:34  
  
Twitter 
Google+ 
II Semana Nacional de Arquivos no APPI foi um sucesso
         O Arquivo Público do Estado do Piauí participou ativamente da 2ª Semana Nacional de Arquivos que trouxe o tema “Governança, Memória e Herança” nos dias 6, 7 e 8 de junho, na própria sede, localizado na Rua Coelho Rodrigues, 1016 e cumpriu uma programação que foi um sucesso de público e debate. No dia 6 de junho contou com a abertura da Exposição: Fatos memoriais da cidade de Oeiras, que mostrou rica documentação do acervo do APPI, tanto manuscrita, como livros, revistas, jornais e fotos de Oeiras em diversos momentos históricos para deleite dos pesquisadores e demais interessados. Em seguida, ocorreu uma graciosa e animada apresentação cultural (desfile de roupas recicláveis, danças e canções de voz e violão) do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Didácio Silva, especialmente, sobre o meio ambiente. Tudo apresentado pelos jovens estudantes e protagonistas, coordenados pelo diretor Alberto Machado, que enriqueceram a abertura da 2ª Semana Nacional de Arquivos. E, para finalizar, com chave de ouro o dia, foi proferida a palestra do historiador e professor Fonseca Neto da UFPI que emocionou muito aos presentes falando dos 300 anos de Oeiras e a herança piauiense. Um grande passeio pela História, em vários aspectos, da mais antiga cidade do Estado do Piauí que fez, em vinte e seis de dezembro do ano passado, 300 anos de emancipação política.
            O segundo dia teve a cultural Mesa Redonda: A herança literária e a memória do jornalismo piauiense, cujos debatedores foram o presidente da Academia Piauiense de Letras, o Dr Nelson Nery Costa e a jornalista Thamyres Sousa da UFPI. Um debate engrandecedor e reflexivo, que foi focado em cima do tema da 2ª Semana Nacional de Arquivos e atendeu o objetivo proposto de forma a refletir sobre a temática, governança, memória e herança piauiense, numa análise geral sobre jornalismo e literatura.
             O terceiro e último dia, iniciou com a apresentação de um vídeo sobre o trabalho premiado do ator e bailarino Elielson Pacheco. Em seguida os participantes foram brindados com uma palestra do professor Alcebíades Costa Filho da UESPI, que já foi diretor da Instituição, sobre as fontes documentais do APPI referentes à escravidão. Foi também um momento de muito conhecimento sobre a documentação que trata sobre o tema e troca de saberes com o público presente.
            O encerramento cumpriu o planejamento das ações, principalmente por que as explanações dialogaram a partir de fontes documentais existentes no APPI, com diversos segmentos sociais, culturais, literários e educacionais que teve a inspiração no tema da 2ª Semana Nacional de Arquivos – governança, memória e herança. Desta forma, o evento foi considerado positivo, bem satisfatório pelas proveitosas e relevantes contribuições dos participantes de variadas áreas que estiveram presentes e participaram da programação nos três dias, além da maioria dos funcionários que usufruíram formativamente do debate. O Arquivo Público do Piauí agradece aos palestrantes pela parceria e disponibilidade de participar e contribuir nas discussões, assim como, aos servidores do APPI pelo apoio dispensado.  

Arquivo Público do Estado do Piauí
Rua Coelho Rodrigues, 1016 - Centro - Teresina-PI - CEP 64.000-080
© 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE