INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
3ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS
14/06/2019 - 09:59

Arquivo Público do Piauí participa da 3ª SNA
A 3ª Semana Nacional de Arquivos teve como tema desenhando arquivos no ano de 2019. No Arquivo Público do Estado do Piauí – APPI a programação foi realizada nos dias 04, 05 e 06 de junho. O Dia 04/06 teve início com a abertura de uma Mostra sobre os documentos mais antigos do APPI  que fazem parte do acervo dos Fundos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de exposições de fotos da Fototeca, com temas variados, que dialogavam com os documentos manuscritos em sua maioria referentes ao Século XXIII. Ainda pela manhã foi proferida uma palestra pelo professor Dr Antônio Fonseca dos Santos Neto (UFPI), intitulada: Da serventia dos papeis amarelados pelo tempo: a era setecentista no Arquivo Público do Piauí. Uma discussão em conformidade com o tema da Mostra.
No dia 05/06 as atividades iniciaram com uma atividade cultural do cantor Zé Maxixe cantando músicas nordestinas. Logo após a apresentação artística a professora Pós Dra Maria da Vitória Barbosa Lima (UESPI) fez a palestra: Desenhando Arquivos digitais: Experiências e desafios.
No dia 06/06 a atividade cultural foi um recital de poesias realizado por alunos protagonistas do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Didácio Silva e a  palestra do dia foi: A trajetória da literata piauiense Amélia de Freitas Beviláqua e a representação da mulher em sua Obra, realizada por Nino César Dourado Barros, mestrando em História pela UFPI.
Todos os agradecimentos as parcerias colaborativas: SEGOV, SECULT, CEMTI Didácio Silva na pessoa de seus gestores, aos palestrantes e aos funcionários do Arquivo Público do Estado do Piauí. Foi uma programação que trouxe uma riqueza cultural, tanto pelo nível apresentado de conteúdo e de debate, como pela participação do público presente. A Instituição cumpriu a missão do ano e espera a Semana Nacional de Arquivos de 2020.

Arquivo Público do Estado do Piauí
Rua Coelho Rodrigues, 1016 - Centro - Teresina-PI - CEP 64.000-080
© 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE